Como Fazer jejum Sem Pasar Fome
tenção: Esse artigo ensina uma técnica avançada, portanto, não recomendo pra você a menos que você já tenha um bom conhecimento dos artigos do site, da alimentação do Livro , tenha visto as vídeo aulas gratuitas e tenha experiência com uma alimentação correta. Também é importante estar com a saúde em dia, portanto, se você não tem uma saúde perfeita, não se aventure com Intermittent Fasting (assunto deste artigo)! Estou falando sério. Esta técnica quando aplicada com responsabilidade e conhecimento pode trazer resultados muito positivos e a ciência suporta essa idéia, porém, nós NÃO nos responsabilizamos de maneira alguma por desmaios ou problemas de saúde pela aplicação imprudente do conhecimento avançado que compartilhamos aqui no site. Att, Geosh.
Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Com esse artigo eu começo uma série de artigos sobre otimização hormonal através da alimentação.
Muito tem se falado ultimamente sobre Jejum Intermitente, ou IF (Intermittent Fasting).
Os benefícios do jejum para a saúde e longevidade são conhecidos há milhares de anos. Algumas religiões até consideram o jejum como uma prática sagrada. Porém, como eu sempre gosto de deixar bem claro, eu sou contra qualquer prática alimentar desmedida.
Acredito que um caminho alimentar prudente e sensato seja a melhor escolha sempre!
Não acho sensato ficarmos dias sem comer, embora seja perfeitamente possível.
Pra quem nunca ouviu falar, vamos lá.
- Normalização dos níveis de leptina e insulina;
- Normalização dos níveis de grelina (o hormônio da fome);
- Diminuição dos níveis de triglicérides;
- Redução inflamatória e dos danos por radicais livres;
- Melhora no funcionamento da memória, do aprendizado e do cérebro como um todo;
- Aumento astronômico de HgH – 1300% para homens e 2000% para mulheres. (A única coisa que gera um aumento parecido é a prática do Inteval Training);
Com essa técnica você pode colher esses benefícios e também os benefícios da restrição calórica, sem fazer a restrição calórica de fato.
Estudos demonstram que os benefícios do IF estão presentes mesmo numa janela de 16 horas de jejum. Portanto, vamos hackear a nossa alimentação para atingir essa janela quase que diariamente, criando uma Janela de alimentação de 8 horas.
Um dia tem 24 horas, certo?
Considerando uma noite de sono de 8 horas, nas quais não comemos, 50% dessa janela já está garantida. Os outros 50% nós vamos conseguir nos mantendo dentro da janela de 8 horas.
Se você dorme de 10 da noite até as 6 da manhã seguinte e limitar sua janela de alimentação a 8 horas por dia, se começar a comer as 6 da manhã, poderá comer até as 14 da tarde. isso dá um total de 8 horas comendo e 16 horas sem comer, o que te trás todos os benefícios do IF. Porém, existem alguns truques.
Nessas 8 horas o ideal é que você consuma a quantidade necessária de energia e alimentos pra se manter bem nutrido, bem alimentado e saudável. Você pode começar a comer a hora que quiser, desde que respeite a janela de 8 horas. Se quiser começar a comer 12 horas antes de dormir, pode, por exemplo, ficar 4 horas sem comer depois que acordar e 4 horas antes de dormir.
Você pode começar com uma janela de jejum menor de 12 horas por exemplo. Assim, você dorme 8 horas e se programa pra ficar 2 horas sem comer antes de dormir e 2 horas depois que acordar.
O seu corpo leva de 6 a 8 horas para queimar os estoques de glicogênio e começar a queimar gordura como principal combustível.
A medida que você for se sentindo confortável, você pode aumentar essa janela até se aproximar das 16 horas. Outra boa maneira é se programar pra começar o dia com um café da manhã substancial, se alimentar BEM durante o dia e ficar 4 horas sem comer antes de dormir.
Assim você pode se alimentar bem durante a janela de 8 horas e passar essas 4 horas sem nenhuma fome.
Caso você aja de maneira prudente, o jejum intermitente lhe trará, além de todos os benefícios lá de cima, um turbo nas suas bactérias benéficas e um perfeito condicionamento fisiológico para o consumo dos seus estoques de gordura. Adeus fome excessiva, desejo por doces e companhia.
Durante o período de jejum intermitente é super importante se manter bem alimentado e nutrido. Assim você não sentirá fome, fraqueza ou nenhum mal estar. Todos esses são sinais de que algo na sua alimentação ou no seu organismo vai MAL. Caso sinta algo assim, suspenda a prática imediatamente.
Conforme disse no início do artigo, é imprescindível que seu corpo já esteja razoavelmente condicionado a queimar gordura como fonte de energia. Se você tentar algo assim comendo uma grande quantidade de carboidratos ou de maneira desregrada, você pode ter consequências e complicações sérias por sua própria conta e risco.
O ideal é o consumo de gorduras boas, proteínas e carboidratos inteligentes, como o sugerido